O Comitê Científico de Combate ao Coronavírus do Consórcio Nordeste agradece a colaboração das pessoas e suas respectivas instituições

Observatório Covid-19 Brasil

Iniciativa independente, fruto da colaboração entre pesquisadores com o desejo de contribuir para a disseminação de informação de qualidade baseada em dados atualizados e análises cientificamente embasadas.


A “Rede CoVida – Ciência, Informação e Solidariedade” é uma iniciativa conjunta do Cidacs/Fiocruz e da Universidade Federal da Bahia (Ufba), com colaboradores de outras instituições, focado na pandemia de Covid-19. A rede faz monitoramento da pandemia, com previsões de sua possível evolução, no Brasil para apoiar a tomada de decisões e informar o público em geral.

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Monitoramento Ambiental (PPGEMA-UFPB), vinculado ao Centro de Ciências Aplicadas e Educação da Universidade Federal da Paraíba, promove ensino e pesquisa básica e aplicada na interface entre biodiversidade, serviços ecossistêmicos e desenvolvimento humano e econômico no Nordeste brasileiro.

A Rede e Instituto OBVIO de pesquisa tem como objetivo produzir e compartilhar conhecimentos e subsidiar políticas públicas de desenvolvimento regional e municipal no Nordeste Brasileiro, com foco na compreensão do fenômeno da violência em todas as suas vertentes e campos do conhecimento científico, através da produção de bases de dados e emprego de metodologias inovadoras de coleta e análise de dados.

O Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)organizou o ONAS-Covid19 para sistematizar a produção de análises sociodemográficas de maneira simples e objetiva no intuito de contribuir para a disseminação de conhecimento com bases científicas.

O grupo de biomatemática do Departamento de Matemática Aplicada da Universidade de São Paulo tem trabalhado com dados georreferenciados de celulares do Brasil inteiro e vem atuando na análise de risco e comportamento da COVID19 utilizando modelos com dinâmica espacial. Mais informações em: https://www.ime.usp.br/~pedrosp/covid19/

O Grupo de Investigação de Sistemas Complexos (GISC) da Universidade Federal de Viçosa desenvolve um modelo que simula simultaneamente a pandemia de COVID-19 em todos os municípios brasileiros levando em conta a mobilidade de pessoas entre diferentes cidades e índice de isolamento em cada uma delas.

Mais informações em: https://covidbr.github.io/pub/1


Rodrigo Travitzki

Biólogo (Unicamp), Doutor em Educação (USP) e Mestre em Filosofia (UFSCar). Desenvolve pesquisas com dados públicos e software livre.

Link:

http://rizomas.net/

http://lattes.cnpq.br/0826151726569392